Introdução

A prática do teatro no meio escolar promove o desenvolvimento dos alunos, destacando-se: a formação do grupo, a socialização, a superação da timidez, a superação dos limites, a troca de experiências, a busca dos próprios objetivos, a responsabilidade, o comprometimento, o respeito, o ouvir o outro, o saber dividir, o pensar no outro, a solidariedade, a interação, o enfrentar dos problemas, o ouvir as críticas construtivas, o compartilhar, o saber trabalhar em grupo, a participação, o resgate da autoestima.

 

O estudo do teatro musical está muito além de somente interpretar, cantar e dançar, pois nele desenvolve-se a autoconfiança, a concentração, o conhecimento corporal, o equilíbrio emocional, a memorização e o ritmo. Outro benefício marcante desta prática é que o aluno tem contacto com várias artes ao mesmo tempo, pois a dança, o canto e a interpretação são trabalhados em conjunto.

Objetivos gerais

  • Incentivar o desenvolvimento de um novo género artístico no país, formando profissionais de teatro musical;
  • Proporcionar a aquisição de conhecimentos teórico-práticos em teatro musical;
  • Formar simultaneamente atores, bailarinos e cantores;
  • Fomentar a versatilidade dos alunos, em artes performativas, de forma a responder eficazmente às mudanças culturais, artísticas, educacionais e sociais.

Filosofia do Curso

O curso tem a duração de 3 anos letivos, sendo o calendário escolar similar ao calendário escolar do ensino regular. É ministrado segundo a orientação dos planos curriculares estruturados pela nossa equipa de professores. Este curso proporciona uma formação específica em artes performativas, destacando-se a interpretação, a voz (falada e cantada) e a dança; vertentes interventivas em musicais. Há ainda as disciplinas de projeto, coro de atores e formação musical, fundamentais ao desenvolvimento de competências neste género artístico.

 

As qualidades inatas de cada um só serão traduzidas numa potencialidade, se trabalhadas devida e continuadamente. Este curso visa assim, o trabalho em teatro musical. No fim do curso, os alunos devem ter a capacidade de interpretar profissionalmente, interiorizando a(s) personagem(ns). Mas não devem apenas ser atores. Devem ser capazes de dançar e cantar com um nível técnico e artístico também profissional. Por outras palavras, no fim do curso, os alunos têm de ser bons atores, bons cantores e bons dançarinos, articulando estas competências em simultâneo.

 

Carga Horária

Interpretação 1h30
Voz falada 45 min
Voz cantada 45 min
Dança 1h30
Projeto 1h30
Formação musical 45 min
Coro de atores 1h30