Breve História

Biografia

A Academia de Música de Vilar do Paraíso é uma escola de ensino vocacional artístico, fundada em 1979. Com autonomia pedagógica desde 2007, leciona cursos oficiais de música e de dança nos regimes integrado, articulado, supletivo e livre, desde o pré-escolar até ao nível secundário. Em 2003 criou ainda o curso livre de teatro musical, inédito em Portugal. No ano de 2015 iniciou o curso de jazz e música moderna no nível secundário, nos regimes livre e oficial.

As preocupações dominantes são a qualidade do seu ensino nomeadamente a dinamização de vários grupos instrumentais, corais, de dança e de teatro. Estas classes têm participado em diversos concertos, festivais, concursos e outras iniciativas de índole cultural, quer nacional quer internacionalmente. Destacam-se concertos no Coliseu do Porto, Teatro Rivoli, Grande Auditório do Europarque, Centro Cultural de Belém; participações em festivais internacionais de música na Suíça, em Neerpelt – Bélgica, onde obteve vários primeiros prémios com distinção, na Eslováquia e na Alemanha; concertos em Espanha, França (Paris) e Rússia (S. Petersburgo), entre outros.

Organizou Festivais Internacionais de Música para Jovens, em Gaia, desde 1987 até 2005. Neste Festival recebeu grupos de diversos grupos europeus, sul-americanos e africanos.

Dinamiza ainda semanas culturais, com cursos de aperfeiçoamento musical e concursos, contando com a presença de vários professores de reconhecido valor artístico.

Desde a sua fundação a Academia tem sido pedagogicamente orientada no sentido de, através de uma interação ativa e criativa, possibilitar a formação dos cursos oficiais em vigor e dotar os seus alunos de competências para as exigências da sociedade e do mercado de trabalho atual. As preocupações dominantes são a qualidade do seu ensino e a manutenção de vários grupos instrumentais, corais, de dança e de teatro.

A Academia é uma das escolas de onde têm saído mais alunos para seguir a carreira artística, motivo de orgulho pelo facto de alguns hoje serem profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente.

Foi agraciada com a Medalha de Mérito Municipal (classe de ouro), pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.