O serviço de psicologia teve início na Academia em janeiro de 2014, atuando de forma articulada com toda a comunidade escolar (alunos, pais, professores e funcionários) e assegurando o acompanhamento psicológico dos alunos, sempre que este se mostre pertinente, através da avaliação e intervenção psicológica individual, bem como pela dinamização de atividades de desenvolvimento pessoal e social. Esta intervenção pode ser promovida pelos pais e encarregados de educação, bem como pela própria Academia, mas sempre com a devida autorização do encarregado de educação.
O serviço de psicologia está ainda disponível para intervir ao nível da orientação vocacional, podendo ser solicitado por alunos a frequentar o 9º ano de escolaridade e que visa apoiar estes alunos na exploração de interesses e aptidões, e na definição do seu plano escolar e profissional. Tem uma duração variável de sessões, com um mínimo de 4 horas por aluno, podendo estas serem distribuídas entre sessões individuais e grupais. As sessões iniciais, de recolha de informação e aplicação de testes, podem ser realizadas em grupo. Já a exploração final de resultados, confronto e discussão dos mesmos, deve ser realizada de forma individual.
Cabe ao psicólogo, juntamente com a direção pedagógica, promover o contacto com profissionais de diferentes áreas, tendo em conta os interesses manifestados pelos alunos, como seja o convite de pais e amigos da Academia, para partilhar a sua experiência profissional.
A ação da psicologia pode ser estendida à sala de aula para intervir com um grupo de alunos ou turma, sobre um tema específico que, em conversação com os professores/diretor de turma, se percebe como pertinente/necessário ser trabalhado para o bom funcionamento ou melhor esclarecimento dos alunos.
A AMVP contempla ainda o serviço de psicologia educacional, para os casos em que tal se revele pertinente e fundamental para promover o sucesso de aluno.

Psicóloga – Luísa Cantista